Brasileiras ganham premiação na Bienal de Roma

As fotógrafas Valérie Mesquita e Graziela Gilioli, formadas pela Panamericana Escola de Arte e Design, foram premiadas na 10ª Bienal de Arte Internacional de Roma (Fotografia, Escultura e Pintura), que aconteceu de 18 a 27 de janeiro, na Sale Del Bramante, dentro da Chiesa Sta Maria Del Popolo, localizada na Piazza Del Popolo.

Em premiação concedida pelo Centro Internacional de Artistas Contemporâneos, as duas ficaram em terceiro lugar, na categoria Fotografia. Valérie Mesquita levou para Roma um trabalho que compõe o projeto “Entre Nós”, uma série de retratos com modelos representando mulheres que sofreram algum tipo de agressão física, como forma de chamar atenção das pessoas para a violência doméstica. Esse projeto, bem como a fotografia exposta na Bienal, também fez parte da Exposição Espelhos & Janelas, realizada em 2013, do Curso de Fotografia da Panamericana. A mostra teve curadoria de Armando Prado.

Já Graziela Gilioli apresentou o trabalho “Tempo Esquecido”, fotografia feita às margens do Rio Tâmisa, em Londres. Trata-se de um olhar sobre o tempo nostálgico das pessoas comuns. Na fotografia apresentada na Bienal, Graziela retrata uma cena do cotidiano de um senhor de idade brincando no carrossel, cuja sutileza nos convida a pensar sobre como vivemos o tempo que nós temos aqui na Terra.

As ex-alunas da Panamericana foram convidadas para participar da 10ª Bienal de Arte Internacional de Roma por Sergio Valle Duarte, curador de arte brasileira e das Bienais de Roma, Florença e Assis, e aprovadas pela Sra. Livia Bucci, integrante do Comitato Cientifico da Bienal de Roma e CEO da Galeria Spazio Surreale, em São Paulo. Este ano, o evento, que contou com a presença de artistas de 34 países, buscou resgatar a importância da arte como sendo a primeira raiz das emoções e sentimentos, a partir do encontro de diferentes culturas.

A fotografia desse post é a obra “O Tempo esquecido” de Graziela Gilioli –  premiada com o terceiro lugar da Bienal de Roma.

Texto escrito pela redação da TOP Magazine em 07/02/2014

http://new.topmagazine.com.br/lifestyle/cultura/906-brasileiras-ganham-premiacao-na-bienal-de-roma

Back to top